Qual a diferença entre Móveis Planejados e Móveis Sob Medida?

Essa é uma dúvida frequente na hora de comprar móveis. Ou, como boa parte das pessoas vão pensar, nunca ouviram falar sobre essa diferenciação.

Muitas pessoas acreditam que esses dois tipos de produções são a mesma coisa. Porém, cada um tem significado diferente, que pode influenciar na qualidade do projeto, valor e tempo de entrega desses móveis.

Apesar de os termos parecerem significar a mesma coisa, eles possuem uma grande diferença na maneira como são executados os projetos. Veja o exemplo abaixo:

Sob medida x Projetado

Banheiro sob medida x banheiro planejado

Os MÓVEIS SOB MEDIDA são fabricados geralmente por marcenarias. Normalmente é o marceneiro que faz todo o processo: medição do espaço, projeto, produção e montagem.

Este processo é muito utilizado em casos de projetos que necessitem ser personalizados, com medidas exatas e acabamentos especiais como formas arredondadas, espaços pequenos e frisos.

20131023-moveis-sob-medida-3-550x412

Móvel sob medida

Embora à primeira vista pareça vantajoso, esse tipo de móvel pode ter algumas desvantagens como: preços elevados devido a personalização; formas de pagamento limitadas de acordo com a marcenaria (geralmente é necessário o pagamento de 40% do valor total no ato do pedido); demora na entrega do produto uma vez que todo o trabalho é manual; risco de fechamento de empresa de pequeno porte e dificuldade na hora de revender.

Outro ponto importante a observar é a construção do ambiente em 3D (projeto virtual); serviço este que a maioria das marcenarias não oferece, criando incerteza de como ficarão os móveis montados.

moveis-planejados-para-quarto

Móvel sob medida

Já os MÓVEIS PLANEJADOS (também conhecidos como modulados) são produzidos por fábricas especializadas. Elas fabricam módulos em dimensões pré-definidas e esses módulos são projetados para se encaixarem da melhor forma possível nos ambientes dos clientes. Os espaços restantes são completados com acabamentos, chamados de fechamentos. Veja um exemplo:

DormitórioPlanejados-Evo

Móvel planejado com fechamento

O processo de construção dos móveis planejados é dividido em setores, cada um com sua função: Loja, Fábrica, Entrega, Montagem e Assistência Técnica. Já no caso das marcenarias que fabricam móveis sob medida todo esse processo se concentra em uma ou em poucas pessoas o que pode gerar dor de cabeça para o cliente do início ao fim da compra dos móveis.

Especificamente nas empresas de móveis planejados o processo funciona da seguinte maneira: primeiramente a equipe de loja faz as medidas, o projeto no formato 3D para estudo detalhado, venda e acompanhamento de obra. O diferencial desta etapa, além de visualizar seu projeto antes de pronto é a especialização do profissional, que frequentemente são da área do design e arquitetura, deixando os projetos mais criativos e originais.

11

Móvel planejado: elegante e moderno

Além da vantagem deste acompanhamento diferenciado, os preços são acessíveis, por ser módulos prontos, os valores ficam menores. Também a forma de pagamento pode ser mais interessante, dependendo da empresa.

Depois é a vez da fábrica, que pela tecnologia e produção a partir de moldes, têm prazos de entrega reduzidos em comparação às marcenarias.

Após a produção tem uma equipe especializada para entregar e outra para montar os móveis. A rapidez na montagem é um ponto forte, pois os módulos vêm prontos para serem montados.

E por fim temos a assistência pós-venda, com garantia de até 5 anos, dependendo da empresa. Se for menor que isso desconfie.

01-ht051

Sala de TV com móveis planejados

“Uma pesquisa de mercado e uma boa conversa com outros clientes faz toda a diferença na hora de fazer a escolha dos móveis dos seus sonhos e assim evitar arrependimentos futuros”.

Janaína Meneghello

Designer da Danciare

Um comentário:

  1. Descodo com a Danciare moveis planejados..A loja Danciare está desinformada sobre a marcenaria hoje em em dia. a macnarios de última geração pra pra adquiri perfeição em moveis planejados acabamentos e materiais de primeira..que também dar garantia e tambem da assistência pós venda.

    ResponderExcluir